Ser designer em uma empresa de 5Bi

A construção de um negócio apoiado na abordagem de design e poder se orgulhar de ser designer no Brasil

Letícia Pires
3 min readNov 5, 2021
Pin da Icebrg Vira-lata Caramelo.

Insistindo na contramão da economia do nosso país, as empresas de tecnologia estampam manchetes com crescimento exponencial e aportes gigantescos de investidores que apostaram na América Latina ao invés de qualquer outro canto do planeta. E não é mera coincidência que as empresas mais valiosas são também as que tem uma relação próxima com design.

Design como abordagem para criação de produtos e serviços inovadores nas empresas de tecnologia é uma realidade no Brasil

Posso falar com muita tranquilidade que no QuintoAndar — terceira startup mais valiosa na América Latina, avaliada em 5Bi em 2021 — design é um dos pilares e somos grandes porque inovamos. Inovamos olhando para o que é relevante para as pessoas. Escrevemos um capítulo sólido que mudou para sempre o jeito que as pessoas alugam seus lares. Impactamos o mercado imobiliário nacional de forma profunda flexibilizando o modelo de contratação promovendo confiança e segurança entre inquilinos e proprietários. E não para por aí, estamos prontos para dar passos maiores entregando novos serviços e não só por aqui em terras tupiniquins. Da cabeça de brasileiros para as mãos de gente em todo canto. E isso é muito!

Mas nem sempre foi assim: para trabalhar com produto digital era comum ter que sair do país

Confesso que quando jovem, em início de carreira, sonhava em trabalhar na gringa. No eixo Estados Unidos — Europa Ocidental, design é estabelecido e valorizado em uma série de indústrias, principalmente na de tecnologia. Os projetos realizados por designers internacionais impactam muitas pessoas e muitas vezes, são as únicas referências: quem nunca estudou o case iPod e iTunes da Apple? Cabeça colonizada? Pode ser mas o “monopólio” foi e é real.

Estamos em um outro momento e com outra ambição e isso é uma ótima oportunidade para designers

Como brasileiros, mesmo como uma das maiores economias mundiais, somos periferia em serviços oferecidos por plataformas digitais. Poucas ou nenhuma empresa nacional tem a ambição de extrapolar os limites regionais e a condição de copycat colonizado.

Sou designer no QuintoAndar desde 2015. Hoje, somos uma empresa de 5Bi e atendemos pelo menos 240 mil clientes em mais de 120.000 contratos ativos. No próximo ano, começaremos nossa atuação no México. Me dá um orgulho danado olhar para onde o QuintoAndar chegou e sonhar com o que podemos fazer. Isso com um time inteiro de profissionais de design daqui. Somos de Barra do Piraí, Araruama, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, ali e acolá. Nascidos aqui, estudantes de uma disciplina pouco conhecida, profissionais que insistiram em estudar muitas vezes em outra língua e que desistiram de explicar o que fazem no jantar de família. Somos nós que projetamos o que também pode ser referência por entregar valor real.

Sou super otimista de que esse crescimento só começou e já há o que comemorar

Há muito para fazer, consertar e começar. Entretanto hoje, dia do designer, quero comemorar o que já construímos e não só considerando o QuintoAndar. Há evidências concretas de que designers são fundamentais na execução, estratégia e forma de pensar nessas jovens empresas de tecnologia brasileiras. Basta abrir o Linkedin e ver o crescente número de oportunidades, promoções, cursos e conteúdo. Por todo lado, há gente crescendo, gente promovida, gente migrando. Há dez anos, esse cenário era muito diferente. Há 15, quando me formei em Desenho Industrial pela Esdi — Uerj, jamais pensei que poderia ter o desafio de uma posição executiva. Agora colaboro como Diretora de Design de Produto em uma empresa de 5Bi. Em uma empresa que quer e pode propor novos caminhos não só para clientes entre a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.

Um viva para o Brazilian urban caramel dog

Neste 5 de Novembro, é dia de comemorar um pouco do gostinho de ser grande e espantar o complexo de vira-lata.

--

--

Letícia Pires

I help teams create engaging product experiences and new services. Design Director @QuintoAndar.